Distribuição de Água

O Sistema de Abastecimento de Água do Porto é um sistema público da responsabilidade da empresa Águas do Porto, EM, que tem como objetivo o serviço de água potável a toda a população da cidade do Porto, assegurando uma taxa de cobertura de 100%.


A água distribuída tem origem no Rio Douro, em Lever, nas captações da empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP), entidade responsável pela captação, tratamento e fornecimento de água em alta aos municípios da Região do Grande Porto. 


O Sistema de Distribuição de Água engloba várias componentes, das quais é fulcral referir as condutas adutoras que fazem a adução da água proveniente da AdDP até aos reservatórios municipais do Porto, os próprios reservatórios que fazem o armazenamento da água e a regularização dos consumos, as estações elevatórias que elevam a água até aos pontos de cota mais elevada, as condutas distribuidoras que conduzem a água aos consumidores finais, os ramais de água que ligam os prédios domiciliários à rede pública de distribuição e os elementos patrimoniais públicos, nomeadamente as fontes ornamentais, os fontanários e os bebedouros.