Comunicação de leituras

Agradecemos, desde já, que nos comunique regularmente a leitura do seu contador de maneira a ajustar da melhor forma possível a faturação do seu consumo real mensal, evitando assim acertos de contas.


Como ler o seu contador?

No visor do contador, considere apenas os números à esquerda da vírgula, com o fundo de cor preta ou branca, para comunicação da leitura. Ignore os números a vermelho na parte direita.



Quais as vantagens da leitura real em dia?

  • Evita a estimativa do consumo, permitindo-lhe pagar exatamente o que consome mensalmente;
  • Evita acertos de contas por valores faturados em excesso ou em defeito, tendo em conta as faturas anteriores;
  • Permite detetar fugas de água (visíveis ou não), contribuindo para a redução de perdas na rede predial, evitando gastos dispendiosos por consumos que efetivamente não deveria consumir.


Quando deve comunicar a leitura do seu contador?

O período ideal para comunicar a leitura do seu contador consta nas faturas emitidas - na primeira página, por baixo do gráfico do histórico de faturação da sua instalação.


Como comunicar a leitura do seu contador?

Para comunicar a leitura do seu contador deverá possuir o número da sua instalação (na primeira página da fatura, por cima do gráfico do histórico de faturação) e os dados de consumo registados no seu contador. Pode comunicar a leitura das seguintes formas:

  • neste local
  • no Balcão Digital
  • Linha telefónica grátis (24 horas por dia): 800 020 004
  • Contacto telefónico (aos dias úteis entre as 9:00 e as 16:00 horas): 225 190 800


Como consultar todas as leituras do seu contador?

A Águas do Porto, EM, disponibiliza neste website um serviço de atendimento no Balcão Digital, através do qual poderá:

  • Comunicar a leitura do seu contador;
  • Consultar o histórico de leituras do seu contador;
  • Consultar as suas faturas emitidas;
  • Consultar o seu contrato;
  • Alterar alguns dos seus dados pessoais enquanto cliente;
  • Aderir à fatura eletrónica.