Águas do Porto recebe membros da Ordem dos Engenheiros

O Colégio de Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte organizou esta sexta-feira, dia 7 de abril, uma visita aberta direcionada para os engenheiros pertencentes aos diversos colégios da Ordem, com a temática da água como pano de fundo.

O dia começou com a visita à ETA de Lever, sob a gestão da Águas do Douro e Paiva, onde tiveram a oportunidade de conhecer o processo de tratamento e de controlo da qualidade da água.

Durante a tarde, foram recebidos na ETAR do Freixo pelo Presidente da Águas do Porto, Frederico Fernandes. Aí puderam conhecer a atividade da Águas do Porto através do diretor e coordenadoras da empresa. Isabel Hespanhol, coordenadora do laboratório da Águas do Porto, apresentou o trabalho desenvolvido pela sua unidade orgânica, focando-se na qualidade da água para consumo humano, e Joana Araújo, coordenadora de Sala de Comando e responsável pelo Programa de alteração comportamental "Beba Água do Porto", mostrou algumas das ações e números relacionados com o referido programa e as premissas que lhe deram origem. Por fim, Rui Marques, Diretor de Exploração, falou sobre a "Evolução da % de água não faturada (ANF) na Águas do Porto", nos últimos 10 anos, percentagem essa que atingiu em 2016 o valor mais baixo registado: 18,6%. 

A visita terminou na sede da empresa, com visitas à Central de Nova Sintra e ao novo edifício comercial, orientadas pelo coordenador da Exploração da Rede de Água, José Padilha.