Beba Água do Porto: É boa todos os dias!
27-03-2015

O Pavilhão da Água foi ontem palco para o lançamento do programa de alteração comportamental de incentivo ao consumo de água da torneira, promovido pela Águas do Porto. Na apresentação, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente da Águas do Porto, Matos Fernandes, foram também apresentados o Plano de Segurança da Água e os resultados do estudo elaborado pela Universidade Católica do Porto sobre esta temática.


Sob o mote "Beba Água do Porto", o programa de incentivo ao consumo de água da rede pública pretende, no prazo de dois anos, criar nos portuenses o hábito de beber água da torneira. Um dos argumentos mais forte é, aliás, o seu preço: as estimativas apontam para que a água da torneira do Porto seja 450 vezes mais barata do que a engarrafada.


O programa desenvolve-se em torno de cinco eixos principais: Controlo, Saúde, Segurança, Preço e Sabor. A mensagem é simples: a água da torneira do Porto é segura, faz bem à saúde e é barata.

Segundo as análises efetuadas à rede de distribuição domiciliária, o Porto apresenta em 99,7% dos casos água de excelente qualidade. A Águas do Porto fez, ao longo de 2014, 47417 análises que garantem assim o controlo absoluto da qualidade da água para consumo humano, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde.


O Plano de Segurança da Água, desenvolvido pela Águas do Porto, garante assim que a água mantenha níveis de qualidade de excelência, prevenindo eventuais riscos para o consumidor. Segundo o estudo da Universidade Católica, 73% dos portuenses reconhece a boa qualidade da água da rede pública, no entanto, apenas 37,6% dos portuenses admite beber sempre água da torneira. É, por isso, de extrema importância, divulgar e dar a conhecer a boa qualidade da água da rede pública, garantida pelas análises regulares efetuadas pelo Laboratório da Águas do Porto.


Água do Porto em garrafa do Porto


O programa de incentivo ao consumo de água da torneira prevê a criação de uma garrafa própria. A Águas do Porto vai lançar o concurso de design no próximo mês de Abril e o vencedor deverá ser conhecido já neste verão.


O objetivo é criar uma garrafa que seja produzida num material inquebrável, que seja reutilizável, tornando-a, ao mesmo tempo, num objeto de culto, numa tendência de moda. Será criada uma garrafa mais pequena e portátil e uma com uma capacidade maior, para utilizar em casa e nos restaurantes e bares que se queiram associar a este programa.