Concurso público para reformulação das experiências do Pavilhão da Água

A Águas do Porto abriu um Concurso Público Internacional de conceção para reformulação e implementação de experiências no Pavilhão da Água. O objectivo é actualizar as experiências atuais, que contam já com 18 anos de existência. As propostas devem ser entregues até 17 de Março.


Inaugurado em 1998, no âmbito da Expo98, subordinada ao tema "Os Oceanos, um Património para o Futuro", o Pavilhão da Água foi projetado pelos arquitetos portugueses Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves de forma a criar a ilusão de que está suspenso no ar e pensado para ser visitado de forma lúdica e científica.

 

Sob gestão da empresa Águas do Porto desde Janeiro de 2011, o Pavilhão da Água foi visitado por milhares de pessoas ao longo dos anos, provocando o natural desgaste das experiências. Com a abertura deste procedimento, pretende-se tornar este equipamento num museu interativo, que aborde todas as áreas dos recursos hídricos mais relevantes e demonstre, através de módulos vivos, todo o trabalho desenvolvido pela empresa.

 

A reformulação deve ser geracional e transversal a todas as faixas etárias e deve ser interdisciplinar, dirigida tanto à comunidade escolar, como às famílias e turistas Ainda neste âmbito, pretende-se envolver o Parque da Cidade na divulgação do Pavilhão da Água, tornando-o num marco na cidade e no país.

 

As propostas devem levar em linha de conta a reformulação arquitetónica do edifício, sendo obrigatória a articulação da equipa vencedora com o arquiteto responsável.

 

O processo do concurso pode ser consultado aqui (www.aguasdoporto.pt) ou no Pavilhão da Água (Entrada Norte do Parque da Cidade, Estrada da Circunvalação, 15443), em suporte de papel, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

 

Qualquer esclarecimento deve ser remetido por escrito, através do mail contratos@aguasdoporto.pt ou por correio para Rua Barão de Nova Sintra, 285 4300-367 Porto.

Os pedidos de esclarecimento apresentados fora do prazo previsto no artigo 7. Alínea a. dos Termos de Referência não serão objeto de apreciação.


Plantas

Ficheiros .dwg

Ficheiro .skp