Águas de Consumo
Para obtenção de uma água de qualidade adequada ao consumo humano e tendo por base a atual Lei da Água, Dec.Lei 306/07 de 27 de Agosto, a Águas do Porto controla a qualidade da água, não só no sistema predial, mas também no sistema de distribuição pública.

Controlo analítico

:: Sistemas de Distribuição Predial

Nos sistemas prediais esse controlo é feito através dum Programa de controlo de Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ERSAR, que cumpre na integra o número de amostras (colhidas nas torneiras das redes prediais escolhidas aleatoriamente), a sua periodicidade e o número de parâmetros analíticos.
O controlo é efetuado em amostras de água colhidas nas torneiras normalmente utilizadas pelos consumidores, no interior dos prédios (redes prediais), tais como escolas, hospitais, cafés, restaurantes, hotéis e edifícios particulares.
Assim, os consumidores devem facultar a entrada dos Técnicos do Laboratório da Águas do Porto, devidamente identificados, que efetuam a colheita de água para análise.

Não é possível garantir que a qualidade da água da rede pública que chega ao contador se mantenha no interior do prédio, uma vez que pode ser afetada pelas condições em que se encontra a rede do prédio e do próprio apartamento, condições essas que são da responsabilidade dos proprietários/utilizadores.
Consulte aqui os resultados obtidos desde 2008 em amostras colhidas nas redes prediais, de água destinada a consumo humano.

Controlo Analítico

:: Sistema de Distribuição Pública

No sistema de distribuição pública o programa de controlo operacional foi implementado de forma a garantir uma observação permanente e contínua. A recolha das amostras é efetuada nas adutoras, fontes, fontanários, fins de rede e condutas de ligação dos reservatórios à rede, com uma dispersão adequada à avaliação da qualidade da água em toda a rede de distribuição pública.
Consulte aqui os resultados obtidos desde 2008 em amostras colhidas na rede pública, de água destinada a consumo humano.

Prestação de Serviços

O laboratório de análises da Águas do Porto presta serviços ao público em geral no controlo de qualidade de águas naturais (superficiais, tratada e não tratada) e de águas residuais domésticas.
No caso de pretender requisitar estes serviços deve contatar diretamente o laboratório de análises que o elucidará sobre o modo de proceder para a realização dos ensaios pretendidos.