Boas práticas do consumidor

> Deixe correr a água durante alguns minutos antes de a consumir:

- se houver alguma turvação na água;

- se tiver estado ausente de casa durante algum tempo, para que a água seja renovada;


> Deixe repousar a água por alguns minutos antes de a consumir:

- se a água da torneira tiver uma cor branca, normalmente devido à existência de ar dissolvido na água. Caso a situação persista contacte a Águas do Porto;


> Faça uma correta manutenção da rede predial para que a qualidade da água não sofra alterações devido à corrosão das tubagens, soldaduras e acessórios;


> Certifique-se que os materiais utilizados nos sistemas de abastecimento da rede predial são os indicados para esse fim;


> Lave/desinfete periodicamente o crivo que se encontra no bucal da torneira da cozinha, desenroscando-o, mergulhando-o em água com um pouco de lixívia (cerca de 30minutos) e lavando-o com uma escova;


> Não beba água que circule na rede de água quente uma vez que a temperatura favorece a corrosão e o desenvolvimento de microrganismos;


> Não instale nenhum sistema de purificação de água (ex: filtros), sem previamente contactar a Águas do Porto;


> Garanta que água não tratada, proveniente de poços, furos, minas, etc., não circula nas tubagens de água da habitação;


> Se no seu prédio existir reservatório/cisterna deverá cumprir o artigo 119º do Regulamento em vigor na Águas do Porto e seguir as indicações que vêm referenciadas em "Desinfeção de reservatórios/cisternas".