Reservatórios

Os reservatórios são componentes do sistema de distribuição de água com funções de armazenamento de água, de regularização compensando as flutuações de consumo face à adução, de reserva de emergência, de equilíbrio de pressões na rede e de regularização do funcionamento de bombagens.


O sistema de abastecimento de água do Porto é constituído por seis reservatórios municipais atualmente em serviço: Bonfim, Carvalhido, Congregados, Nova Sintra, Pasteleira e Santo Isidro. Estruturas em betão armado, apenas a Torre dos Congregados, localizada no Monte dos Congregados, é uma estrutura elevada, sendo os restantes reservatórios estruturas enterradas, semienterradas ou apoiadas. 


A estes reservatórios está associada uma capacidade total de armazenamento de 125.450 m3, que corresponde a uma capacidade de reserva de mais de dois dias


Além da higienização anual, os reservatórios têm vindo a ser alvo de estudos e consequentes intervenções ao nível da reabilitação, impermeabilização e reestruturação dos mesmos, tendo em conta as características e solicitações atuais da rede de distribuição.