A Águas e Energia do Porto possibilita aos seus clientes a obtenção de novas referências de pagamento para faturas com data-limite expirada evitando assim deslocações desnecessárias aos balcões de atendimento para regularização dos valores em aberto. 


Não obstante, considere que a(s) referência(s) de pagamento da sua fatura se mantém ativa(s) por mais 5 dias depois da data-limite de pagamento, sendo os respetivos juros de mora relativos ao atraso verificado debitados na próxima fatura a emitir. 


Caso já tenham sido ultrapassados os 5 dias após a data-limite de pagamento, poderá solicitar a emissão de nova(s) referência(s) de pagamento no Balcão Digital em requerimento > novo pedido > referência de pagamento.


Pode ainda contactar-nos telefonicamente através da Linha Geral 225190800 (Chamada para rede fixa nacional - dias úteis - das 9h às 17h00) selecionando a opção 6 “regularização de dívidas após a data limite de pagamento” ou online, via live chat, para solicitar a emissão de novas referências de pagamento.  


Alertamos que uma vez ultrapassada a data-limite de pagamento da(s) fatura(s) emitida(s) acrescem aos valores devidos encargos adicionais, nomeadamente juros de mora, custas judiciais (se dívida já com processo de execução fiscal instaurado) e eventuais encargos relacionados com a suspensão do fornecimento por mora no pagamento. 


A evolução de uma fatura para cobrança coerciva, ou seja, para instauração de processo de execução fiscal, está associada ao tempo decorrido após a data-limite de pagamento.  

Note que a dívida em execução fiscal já não é visível na sua conta corrente, porém, na caixa de mensagens da sua fatura, passa a constar uma informação de alerta a este respeito – "Existe dívida adicional em Execução Fiscal no valor de XXXX euros, acrescido de juros de mora e das custas judiciais, calculados na data da cobrança


Para confirmar o valor atual (incluindo encargos adicionais) do seu processo de execução fiscal deve contactar-nos telefonicamente através da Linha Geral 225 190 800 (Chamada para rede fixa nacional - dias úteis - das 9h às 17h00) selecionando a opção 6 “regularização de dívidas após a data limite de pagamento” ou enviar-nos um pedido de informação aqui, selecionando o tema “Dívida”, o assunto “Dívida Corrente e em Execução Fiscal” e o subassunto “Como saber o valor que tenho em dívida em execução fiscal incluindo encargos de dívida adicionais?”.