Porto recebeu pela primeira vez Encontro das Entidades Gestoras de Água e Saneamento
08-12-2015

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebeu, entre os dias 1 e 4 de Dezembro, o ENEG 2015 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, tendo como tema central "Os desafios da Sustentabilidade Integral do Setor da Água". A Águas do Porto, patrocinadora do evento, apresentou oito comunicações e participou em várias mesas redondas. O stand com que a empresa se apresentou no evento foi, pela sua originalidade, um dos mais concorridos do evento que se realizou pela primeira vez na cidade do Porto.

 

A sessão de abertura, presidida pelo Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, contou ainda com a participação do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de Nelson Geada, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), e de Dulce Pássaro, Presidente da Comissão organizadora do ENEG.

 

O Ministro do Ambiente e o Presidente da CMP inauguraram o evento com uma visita aos stands das entidades presentes no encontro. O stand da Águas do Porto apresentava a atividade da empresa - que, recorde-se, gere todo o ciclo urbano da água da cidade do Porto - através de vários ecrãs. Um videowall gigante transmitia o vídeo institucional da empresa, apresentando aos visitantes todas as infraestruturas e o dia a dia na Águas do Porto.

 

O elemento do stand que mais curiosidade provocou foi o Bebedouro de Carlos Alberto. Datado de 1878, e feito em ferro fundido, o fontanário, que se encontrava em pleno funcionamento, foi o grande destaque do stand. Com quase quatro metros de altura, o Bebedouro de Carlos Alberto, chamado assim por causa da sua anterior localização na praça com o mesmo nome, é composto por duas conchas onde cai a água que sai de cada uma das suas torneiras.

 

Foi doado por Júlio D'Andrade à Sociedade Protetora dos Animais e é um dos mais bonitos exemplares da Fundição do Bom Sucesso. Tem uma taça superior para que os cavalos pudessem beber e uma inferior para cães e gatos. Com dupla funcionalidade, além de fornecer água, o bebedouro era também um candeeiro de iluminação pública, tendo no seu topo um lampião em vidro e ferro trabalhado.

 

Esta peça centenária serviu assim como mote para o programa de alteração comportamental "Beba Água do Porto.É boa todos os dias", levada a cabo pela Águas do Porto. E foram muitos a servirem-se de água diretamente deste bebedouro, incluindo o próprio ministro e o presidente da CMP.

 

O ENEG é organizado bienalmente pela APDA, sendo o maior certame nacional a congregar os intervenientes da indústria da água. O encontro serviu como espaço ideal para a análise e o debate das melhores soluções para o setor das águas em Portugal, numa altura em que o mesmo se encontra a atravessar uma fase particularmente complexa e marcada pela mudança de governo.