14/07/2022

“Aposta na qualificação dos colaboradores e tecnologia inovadora tem sido fundamental para prestar o melhor serviço à cidade”

 

Trata-se de uma estrutura que já existe desde a década de 30 do século passado, mas que não parou de evoluir desde essa data. No ano 2000, as atividades do Laboratório foram acreditadas pelo IPQ, e ao longo dos anos foram distinguidas por outras entidades. No ano passado, o Laboratório foi totalmente renovado, e é agora um espaço multidisciplinar tecnologicamente evoluído.

 

Maria Adelaide Rocha, Coordenadora do Laboratório da Águas e Energia do Porto, fala das mudanças introduzidas no último ano, no investimento em novas tecnologias e na aposta decisiva na qualificação dos colaboradores. Sempre com um grande objetivo em mente: construir um dos laboratórios mais inovadores do país e uma das grandes referências da área a nível nacional.

 

 

A história do Laboratório faz-se para lá do tempo e do espaço. Numa dimensão inovadora, como é que classifica este ano de laboratório renovado? 

 

Embora com atividades acreditadas pelo Instituto Português da Qualidade desde julho de 2000, as características do antigo edifício não permitiam responder às atuais exigências.  

Desde a inauguração, em julho de 2021, já foram adquiridas três novas técnicas que só pudemos instalar devido às obras de requalificação do espaço. A modernidade e a dinâmica espacial atual vieram melhorar a capacidade de investigação e resposta. 

 

Além do controlo analítico de todo o ciclo urbano da água, neste momento a equipa está a trabalhar na implementação e validação das novas técnicas para requerer novas acreditações e valências. 

 

O que é que faz do novo Laboratório um espaço atrativo? E que novas valências tem? 

 

O novo edifício, com assinatura do Arquiteto Souto Moura, é uma infraestrutura de excelência que melhorou significativamente as condições de trabalho. 

As mais recentes técnicas adquiridas pelo Laboratório são: a Biologia Molecular por qPCR, que permite determinar vários microrganismos; a Cromatografia, associada à espectrometria de massa, que permite quantificar os vários Compostos Orgânicos Voláteis, incluindo os subprodutos da desinfeção; e a Espectrometria de Emissão Atómica com Plasma de Micro-ondas, essencial para determinar vários metais nos diversos tipos de água.  

 

 

Quais as principais atividades do Laboratório? Quantas análises realiza por ano? 

 

Inserido na lista de laboratórios aptos, emitida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a atividade principal do Laboratório é a conceção e execução de planos de controlo analítico de todo o ciclo urbano da água: água para consumo humano, águas residuais, águas das ribeiras do Porto e águas balneares.  

Durante o ano de 2021 foram analisadas 7.740 amostras, num total de 64.475 análises, o que representou um aumento de 8.4%, relativamente a 2020. 

 

Os números correspondem às expectativas? 

 

A equipa do laboratório ultrapassou todas as expectativas: os resultados do ano anterior foram superados, apesar dos constrangimentos colocados pela mudança de instalações, em plena fase pandémica.

 

Como avalia o papel do Laboratório na região? 

 

O novo edifício é resultado da aposta da Águas e Energia do Porto na inovação e manutenção dos padrões de qualidade, já reconhecidos por várias entidades: a ERSAR, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal; os Agrupamentos de Centros de Saúde do Porto e o Instituto Português da Acreditação. 

 

O Laboratório reflete assim a consciência pública e função social da AEdP como instituição decisiva para o desenvolvimento da cidade. Temos projetos pioneiros, como é exemplo o Virus4health, que utiliza a tecnologia inovadora qPCR. Através desta técnica conseguimos avaliar a carga viral e bacteriana nas águas residuais, prevendo surtos de doenças provocadas por microrganismos patogénicos. 

 

Quais perspetivas e projetos para o futuro? 

 

Em 2021, o IPAC identificou como pontos fortes do laboratório a “Competência dos Colaboradores” e as “Instalações”. Tendo isto em perspetiva, o nosso grande objetivo é continuar a apostar na qualificação dos colaboradores e em tecnologias inovadoras, dois ativos fundamentais para o melhor serviço à cidade. 

Além da diversificação das nossas valências, que tem permitido aumentar a capacidade analítica e de resposta do Laboratório, perspetivamos também chegar a um maior número de clientes externos. 



Conheça melhor o Laboratório e os seus serviços

Galeria
Item 1 de 13