15/07/2022

A Águas e Energia do Porto (AEdP) foi distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC, uma iniciativa da COTEC Portugal e dos seus parceiros do setor bancário. Este prémio reconhece as empresas nacionais pela sua capacidade de inovação e de criação de valor para o país.


Entre as 830 empresas candidatas, a AEdP foi uma das galardoadas pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica. A COTEC sublinhou o “excecional desempenho da Empresa, da gestão do sistema e das suas equipas neste âmbito”.


Saliente-se que a Águas e Energia do Porto tem vindo a apostar na melhoria contínua dos seus sistemas, nomeadamente através do desenvolvimento de algumas soluções inovadoras. A exemplo, destaca-se a plataforma preditiva H2Leaks que, com base em Inteligência Artificial, prevê antecipadamente as condutas que merecem intervenção.


Outra ferramenta de apoio à gestão diária, igualmente baseada em AI, também foi implementada pela empresa durante o primeiro semestre de 2021. A H2Meter veio dar suporte e apoio à tomada de decisão na programação de centenas de tarefas diárias associadas aos contadores da rede de abastecimento de água da cidade do Porto.


Mas o investimento em inovação estende-se também a outras áreas. Durante a pandemia, em parceria com o CIIMAR, a Empresa criou o projeto Virus4Health, que monitoriza a presença de carga viral nos afluentes às ETAR do Freixo e de Sobreiras. A técnica utilizada poderá servir para prever surtos e doenças que possam surgir no futuro.


O Estatuto “Inovadora COTEC” além de reconhecer publicamente as empresas inovadoras, vem também potenciar a criação de uma rede de parceiros para dinamizar o setor. Os premiados vão poder exibir o estatuto “Inovadora COTEC” durante o próximo ano.