27/04/2022

A emissora britânica BBC esteve no Porto a gravar um documentário sobre a ligação da água à tecnologia, centrado na plataforma digital utilizada na Águas e Energia do Porto.


Durante três dias, a equipa da BBC StoryWorks esteve a realizar filmagens na empresa municipal, passando por alguns locais emblemáticos da cidade ligados à gestão da água, tais como o Reservatório dos Congregados, a frente marítima e até o novo Parque da Asprela. A nova sala de gestão de operações da empresa, um equipamento de vanguarda inaugurado pouco antes da pandemia, foi um dos locais em destaque como centro nevrálgico onde toda esta tecnologia é controlada e monitorizada.


A equipa da BBC deu especial atenção à plataforma tecnológica de Gestão Integrada da Água do Ciclo Urbano da Água – H2Porto, que consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, como o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias. Uma das grandes vantagens é permitir obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota em tempo real, nomeadamente a das próprias infraestruturas.


Através deste sistema, pioneiro no país, toda a informação é recolhida e sistematizada de forma a antecipar episódios de poluição e inundação, adaptando simultaneamente equipas e dimensionando redes.


O Digital Twin que integra esta tecnologia fornece representações digitais de todos os sistemas hídricos da cidade e incluem três modelos meteorológicos: modelos combinados de esgoto e tempestade para a frente marítima; estuário, área costeira e modelos de ondas; e modelos de previsão.


Esta tecnologia inteligente gerou resultados imediatos. Após a sua implantação, as interrupções no serviço de água da cidade diminuíram mais de 42% e as reparações de ruturas e ligações à rede registaram uma melhoria de 6% e 44,5%, respetivamente. A integração de dados em tempo real e a capacidade de aceder a informações em qualquer lugar ajudaram a reduzir o volume de água não faturada, de forma significativa e que merece reconhecimento nacional e internacional. A plataforma também ajudou a aumentar a precisão dos dados produzidos a partir das leituras dos sensores para quase 99%, permitindo uma melhor tomada de decisão e um aumento na satisfação de funcionários e clientes.


A Águas e Energia do Porto é responsável pela gestão sustentável e integrada de todo o ciclo urbano da água na cidade, integrando também a Energia deste 2021. O convite para a presença da BBC na cidade Invicta passou pela Bentley Systems, líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de design, construção e operações de infraestruturas, a quem foi apresentada a oportunidade de participar numa série de vídeos da emissora britânica sobre a inovação no setor de água e como esta está a ser utilizada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, da sustentabilidade, da resiliência e da pegada de carbono. Esta série de vídeos documentais será lançada na conferência World Water Congress da International Water Association, em setembro deste ano, em Copenhaga.