25/05/2022

A Águas e Energia do Porto (AEdP) participou na organização e foi júri da exposição mundial “I remember Water”, um projeto da Global Network of Water Museums (WAMU-NET) da UNESCO, rede da qual a AEdP faz parte através do Parque Patrimonial das Águas.


A exibição foi estruturada em seis secções diferentes por uma equipa de curadores: Life, Play, Heritage, Spiritual, Belonging e Transformations. Todas as imagens recolhidas exploram, de diferentes perspetivas, a diversidade e a impressionante afinidade da ligação da humanidade à água.


A exposição online, que foi inaugurada no Dia Internacional dos Museus, teve como objetivo ampliar o alcance do dia promovido pelo Conselho Internacional de Museus. A “I Remember Water” exibe num novo site com 462 imagens e documentos cedidos por 60 instituições, artistas e indivíduos que revelam “o poder das memórias da água”.


Esta é uma mostra inédita de diferentes memórias aquáticas expostas por museus e instituições afiliadas à Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET), que estão na linha de frente para promover diariamente a educação para a sustentabilidade da água.


A exposição pode ser visitada aqui e conta com fotografias do Porto e Lisboa.