17/11/2023

Numa operação municipal conjunta da Águas e Energia do Porto e da Porto Ambiente, com o apoio da Polícia Municipal, foram realizados trabalhos de limpeza nos canais de escoamento da Avenida AEP, para atuação preventiva face a fenómenos de chuvas abundantes e intempéries.

As intervenções foram realizadas em horário noturno e em dois dias distintos de modo a contemplar ambos os sentidos daquela via e afetar o menos possível a circulação viária (toda a ação foi coordenada com o Departamento Municipal da Mobilidade): 6 novembro (sentido Porto-Matosinhos) e 9 novembro (Matosinhos-Porto).

Equipas constituídas por elementos de ambas as empresas municipais, envolvendo cerca de 12 pessoas, efetuaram a limpeza de 48 sarjetas na primeira intervenção e 50 no segundo dia de trabalhos. Cantoneiros, apeados, iam limpando sarjetas e berma, apoiados por uma varredora mecânica, uma viatura de caixa aberta de apoio à limpeza e um cantoneiro com soprador. A intervenção é finalizada com uma equipa e um camião hidroaspirador para desobstruir os canais de escoamento.

Este trabalho é efetuado regularmente pela Câmara do Porto. No caso das Águas e Energia do Porto são disponibilizadas regularmente três equipas de dois operadores e um supervisor dedicadas à manutenção e conservação da rede de Águas Pluviais e Águas Residuais, assim como camiões para utilização. A empresa municipal efetua, diariamente, ações de limpeza preventiva de órgãos de recolha (sarjetas e sumidouros) do sistema de drenagem de águas pluviais. Estas operações são consideradas fundamentais, especialmente com a chegada do outono, de modo a evitar enchentes potenciadas pela queda e acumulação de folhas nas sarjetas e sumidouros da cidade.

Desde o início do ano e até ao momento, as intervenções realizadas resultaram na limpeza de 17 898 de órgãos de recolha. Em 2022, a AEdP realizou 27 485 ações de limpeza preventiva de órgãos de recolha do sistema de drenagem de águas pluviais.

Fotografias: Guilherme Costa Oliveira

Galeria
Item 1 de 5