15/09/2021

(fotografia: Porto.)


180 países juntam-se este sábado, 18 de setembro, para assinalar o World Cleanup Day. Apresentado como um dos maiores movimentos cívicos da atualidade, tem como objetivo colocar toda a gente a arregaçar as mangas “por um planeta mais limpo e sustentável através da proteção dos ecossistemas globais”. A ação vai decorrer na Praia do Castelo do Queijo pelas 9 horas da manhã.


A missão é liderada pelo projeto europeu MAELSTROM e estende-se a várias praias europeias. A atividade desenrola-se debaixo da ideia de que “os ecossistemas marinhos estão sobre uma intensa pressão e, nesse contexto, o lixo marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana, sendo que, todos os anos, pelo menos 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos nossos oceanos”.


“Cerca de 80% de todos os detritos marinhos são plásticos, incluindo os microplásticos que podem entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. Esta realidade resulta em impactos severos nos ecossistemas globais, na saúde das pessoas e na vida marinha. É por isso urgente promover a consciencialização, adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis”, afirmam, em comunicado, os organizadores do evento no Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e o CIMA Research Foundation de Itália.


Na altura da limpeza da praia, será apresentada uma tecnologia para a remoção do lixo marinho a ser implementada em Portugal e a manhã termina com uma atividade especialmente pensada para os mais novos. No local, será colocada uma baleia de dimensões reais feita de polietileno reciclado, “como elemento de sensibilização”.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira conta com o apoio da Câmara do Porto, da Águas e Energia do Porto, do Sea Life, da LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, do Clube de Vela Atlântico, da The Great Bubble Barrier e da UNIFARDAS.


O programa do evento pode ser consultado na página do CIIMAR. As inscrições já se encontram encerradas devido à limitação de pessoas imposta pela Direção Geral de Saúde.


O projeto MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais que, durante os próximos quatro anos, e financiados pelo H2020 da Comissão Europeia, vão “investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, recolha e reciclagem de lixo marinho, inserindo-o novamente na cadeia de mercado sob a forma de polímeros e outros materiais regenerados”.