12/01/2023

A Câmara Municipal do Porto homenageou ontem os 33 colaboradores da Águas e Energia do Porto (AEdP) que estiveram nos trabalhos de reparação e limpeza das ruas do Porto, depois da enxurrada que assolou a cidade no passado sábado, 7 de janeiro. 


O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, fez questão de distinguir os vários colaboradores envolvidos nesta grande operação, através da entrega de um louvor público numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho. 


O louvor reconhece a prontidão e eficiência, assim como os incansáveis esforços para evitar o agravamento da emergência, assegurar a segurança da população e reparar os estragos na via pública. Durante a cerimónia, Rui Moreira frisou que o “regresso rápido à normalidade só foi possível graças à elevada competência técnica e ao extraordinário profissionalismo, sentido de dever e espírito de entreajuda dos trabalhadores”. 


Durante o fim-de-semana, a AEdP colocou no terreno equipas das Unidades Águas Residuais e Pluviais, Gestão de Operações, Gestão de Ativos, Obras, Ribeiras Praias e Ambiente e da Administração Direta para responder às necessidades da população e apoiar os restantes serviços municipais e outras entidades, na reparação e limpeza de várias artérias da cidade.


No total, foram quase 200 intervenientes que receberam os diplomas que atestam o louvor público, entregues pela mão do presidente da Câmara, Rui Moreira, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, dos vereadores do Executivo, e da Provedora do Munícipe do Porto, Maria José Azevedo.


Estendendo o reconhecimento aos dirigentes, o presidente da Câmara terminou a cerimónia com a mensagem de que foram “o esforço, dedicação e entreajuda que permitiram superar os efeitos da intempérie mostram que está bem viva a têmpera granítica e solidária que faz do Porto a eterna cidade Invicta”.