20/09/2022

Nos próximos anos, o Município vai investir 6 milhões de euros para reduzir a fatura de 30 mil pessoas em habitação social, e cerca de 8 milhões para apoiar a transição energética de edifícios particulares. Estas são apenas algumas das iniciativas reveladas, e que vão afirmar o Porto como produtor de energia limpa de base solar e garantir a independência energética da cidade.


Na passada sexta-feira foi lançada publicamente a iniciativa “Pacto do Porto para o Clima”, numa cerimónia com a presença do Ministro do Ambiente e representantes ao mais alto nível das organizações, empresas e instituições que subscreveram a meta da neutralidade carbónica, desígnio comum que implica a participação de todos os atores e da sociedade civil.


A ocasião serviu para a apresentação, em primeira mão, pelo Presidente da Câmara do Porto, de um conjunto de medidas municipais que contribuirão diretamente para uma cidade neutra em carbono. “Com este conjunto de medidas, e todas as outras que os nossos parceiros irão desenvolver, o Porto assume-se claramente como produtor de energia limpa. Vamos contribuir diretamente para a independência energética da cidade e liderar o caminho rumo à descarbonização”, afirma Rui Moreira.


O reforço dos espaços verdes, a aposta na partilha de energia, incremento da mobilidade sustentável, aumento da eficiência do edificado, a promoção da poupança energética, investimento em iluminação LED inteligente, maior circularidade, são alguns dos eixos estratégicos da ação do Município para os próximos anos.