06/05/2021

A notícia do falecimento do artista plástico Julião Sarmento deixou hoje o país culturalmente mais pobre. Em compensação, a sua obra perdura no tempo e no espaço, e a cidade do Porto honrará o seu legado, como aliás o fez em vida. É nos Jardins de Nova Sintra que pode ser descoberta uma das suas esculturas mais icónicas, que integra o Mapa de Arte Pública do Porto.


Se ainda não a conhece, vai a tempo de visitar. A obra “Self-portrait as a fountain” foi inaugurada em julho de 2017 na presença do seu criador, o artista Julião Sarmento.


A escultura localiza-se nos Jardins de Nova Sintra (da antiga Quinta de Nova Sintra), onde está sediada a empresa municipal Águas e Energia do Porto. Situado na Rua do Barão de Nova Sintra, no Bonfim, este amplo espaço verde pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas. A entrada é gratuita.


Mas a sugestão é que o faça com o Mapa de Arte Pública na mão. É que a obra de Julião Sarmento integra a Rota da Água, um dos cinco trajetos temáticos que orientam este museu a céu aberto.


Além desta, o mapa organiza-se juntamente com as rotas Histórica, das Letras, Escola das Belas Artes e Arte Contemporânea. Cada rota é composta por 10 obras, totalizando por isso 50, que foram destacadas de entre as 219 referenciadas neste roteiro criado pela Câmara do Porto.


Cada uma das 50 obras tem associada uma sinopse auxiliar, enquanto as restantes estão identificadas com um índex (título, autoria, localização, data e natureza material) e podem ser também agrupadas em eixos a percorrer.


Julião Sarmento faleceu nesta terça-feira, em Lisboa, vítima de cancro. O artista plástico parte aos 72 anos mas deixa uma obra extensa e notável nas áreas da pintura, escultura, fotografia, filme, vídeo e performance.