30/07/2020

A isenção das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos urbanos para clientes não domésticos, aprovada no passado mês de abril pela Câmara do Porto, foi referenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como medida inovadora, no sumário de políticas recomendadas às cidades, intitulado "Covid-19 num mundo urbano". 


No capítulo "Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da Covid-19 em contexto urbano" do documento, o Porto é referenciado como um dos exemplos a seguir, considerando as isenções das tarifas de disponibilidade de água, saneamento e resíduos, aplicadas entre o período de 1 de abril a 30 de junho, pela empresa municipal Águas do Porto.


Esta referência surge na categoria dos serviços e condições essenciais para a vida, num documento-síntese que aponta um conjunto de políticas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, com base em boas-práticas desenvolvidas localmente.


A lista de medidas inovadoras da ONU distingue ainda mais quatro municípios portugueses, nomeadamente Braga, Lisboa, Sintra e Vila Nova de Famalicão.