29/06/2022

O Reservatório de Água de Nova Sintra, o Parque das Águas, o Ejetor do Ouro e o Reservatório da Pasteleira, são os espaços geridos pela Águas e Energia do Porto (AEdP) que vão estar em destaque na nova edição do Open House Porto.


O evento regressa nos próximos dias 2 e 3 de julho, com um roteiro que passa por 74 espaços nas cidades do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

As visitas ao Reservatório de Água de Nova Sintra e ao Ejetor do Ouro vão ser conduzidas por Sara Cunha, da Unidade de Abastecimento de Água, e Pedro Lemos, da Unidade Manutenção Instalações Técnicas, da AEdP.

 

Para além destes espaços, no Porto, os participantes poderão visitar o Cemitério do Prado do Repouso, a Escola de Ballet do Porto, o Tribunal da Relação do Porto, a ESAP – Cooperativa de Ensino Árvore, o Velódromo Rainha D. Amélia do Museu Nacional Soares dos Reis e o Comando Territorial do Porto da GNR.


Quanto a Matosinhos, serão realçados a Piscina das Marés, o Museu Vivo das Conservas Pinhais, a Casa da Arquitetura, o Terminal de Cruzeiros e Titan do Porto de Leixões, a antiga refinaria de Matosinhos ou a Casa de Chá da Boa Nova.


Por seu lado, na Maia, os curadores destacaram, por exemplo, a Casa da Maia, a Quinta dos Cónegos e o Mosteiro do Divino Salvador de Moreira como espaços a visitar e a descobrir.

As capelas mortuárias de Oliveira do Douro, a casa da Rua Clube dos Caçadores, o Convento Corpus Christi ou as Caves Graham’s são alguns dos destaques de espaços especiais da arquitetura em Vila Nova de Gaia que podem ser visitados.


O acesso às visitas é por ordem de chegada se for sem pré-marcação, mas algumas visitas exigem reserva prévia, que pode ser feita a partir de 28 de junho, às 19 horas. Há visitas livres, acompanhadas por uma equipa de voluntários e visitas comentadas por especialistas convidados. A participação em algumas visitas está sujeita ao uso obrigatório de máscara.


Toda a informação disponível no site do Open House Porto.