30/05/2023

O Pavilhão da Água assinalou o Dia Mundial da Energia com novas experiências ligadas à eficiência energética, num evento que marcou a reabertura daquele espaço. A partir de hoje, os visitantes têm a oportunidade de interagir com três novas experiências, para além de toda a oferta já existente. O Pavilhão da Água mergulha, assim, numa aventura eletrizante, estreando também uma nova unidade de produção de energia, com base em fontes renováveis.

Ontem, durante um evento exclusivo, alunos da EB2 do Viso e do curso de Multimédia da Escola Fontes Pereira de Melo tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão as novas experiências, todas elas focadas na área da energia. Com esta nova área de conteúdos pedagógicos, o Pavilhão da Água passa assim a reunir, no mesmo espaço, duas áreas fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável, que assegure a manutenção dos recursos do planeta, mitigando os efeitos das alterações climáticas.

Numa parceria entre a Águas e Energia do Porto, a E-Redes e a Agência de Energia do Porto, este centro de educação ambiental junta agora a área da energia à sua mostra expositiva. Mantendo a interatividade já característica das restantes experiências do Pavilhão da Água, os novos módulos mostram como as casas do futuro podem ser mais eficientes em termos energéticos, reduzindo assim a nossa pegada carbónica.

À experiência imersiva com recurso à água, o Pavilhão da Água ganha novos conteúdos de caráter pedagógico que pretendem realçar a importância da transição energética, adicionando três novas experiências às 24 já existentes. A Casa inteligente, o Ciclo da Energia e um Quiz Digital juntam-se ao circuito expositivo do Pavilhão para mostrar as casas do futuro, energeticamente mais eficientes e as novas formas de energia sustentável. Os visitantes podem ainda testar conhecimentos sobre como integrar a eficiência energética no seu dia a dia através do Quiz Digital.

Energia limpa e mais sustentável

A partir de agora o Pavilhão da Água tem também instalada na cobertura uma nova unidade de produção fotovoltaica de 70 módulos. Prevê-se uma produção anual de 48 Megawatt-hora, diminuindo anualmente a sua pegada carbónica em 8,8 toneladas de CO2.

A nova capacidade de produção de energia própria, com base em fontes renováveis, vem acrescentar um cariz de maior sustentabilidade a uma infraestrutura já de si promotora da utilização racional de recursos escassos no planeta. Num período normal de sol, a energia utilizada pelo Pavilhão da Água será exclusivamente originária de origem solar, inteiramente gratuita e sustentável. O investimento feito paga-se a si próprio, estimando-se um período de retorno de pouco mais de 5 anos.

O Pavilhão da Água, reforçado agora com novos conteúdos na área da energia, é também uma ferramenta relevante para um dos grandes desígnios da cidade: antecipar a neutralidade carbónica do Porto para 2030. Com esse propósito, o Município lançou o Pacto do Porto para o Clima, com o intuito de envolver cidadãos, instituições e empresas neste objetivo comum. Nesse sentido, o Pavilhão da Água é um instrumento fundamental na educação e sensibilização de todos, especialmente dos mais novos, para os temas da sustentabilidade, do ambiente e das alterações climáticas. “Queremos que cada vez mais pessoas se juntem a nós, na ambição de garantir uma Cidade com qualidade de vida para todos, e assegurar um futuro sustentável para as gerações vindouras”, afirmou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Galeria
Item 1 de 9