22/03/2022

A água não faturada na cidade do Porto registou 14,8% no final de 2021. Trata-se do mais baixo indicador de sempre e resulta de um investimento contínuo numa rede que é já centenária.


Os resultados alcançados têm origem na promoção de diversas estratégias da empresa municipal Águas e Energia do Porto, que, em apenas um ano, conseguiu reduzir o índice de água não faturada em cerca de 3 pontos percentuais, descendo de 17,1% em 2020 para os atuais 14,8%. O investimento nos últimos anos permite posicionar o Município do Porto na liderança do combate ao desperdício de água potável em prol da sustentabilidade ambiental, social e económico-financeira do sistema e da cidade.


Integrado numa estratégia global, o Programa de Gestão e Redução de Água Não Faturada implica a monitorização, em tempo real, de toda a rede pública através de mais de 280 equipamentos e sensores de última geração, a que se juntam plataformas de análise, inteligência artificial e machine learning para apoio à gestão e decisão. Num sistema municipal com mais de 80 zonas de abastecimento controladas, a Águas e Energia do Porto tem, diariamente, no terreno várias equipas de técnicos especializados na deteção e localização precoce das avarias e fugas de água, permitindo uma atuação célere e eficaz na sua resolução.



Município investe na renovação de infraestruturas


Está também em curso um plano de renovação da rede de infraestruturas de distribuição de água, que inclui a substituição de diversas condutas e reservatórios. Este plano permite, também, evitar possíveis roturas e garantir a manutenção da excelente qualidade da água que chega às torneiras de todos no Porto. Nos últimos oito anos, já foram reabilitados mais de 80 km de condutas na cidade do Porto, o que representa um investimento considerável do município numa rede que é já centenária.


Em paralelo, a Águas e Energia do Porto promove um plano de renovação de contadores com reduzidos níveis de desempenho e promove campanhas de deteção de ligações indevidas, contribuindo para a fiabilidade da medição e controlo do sistema, e para a integridade do serviço prestado em contínuo aos clientes. Refira-se, a propósito, que já foram substituídos mais de 120 mil (77% do total) contadores desde 2014 e que mais de metade dos clientes (59%) da empresa já dispõe de contador com telemetria, o que contribui diretamente para a redução de perdas de água.



Garantir a segurança da água numa cidade inteligente


A estratégia está associada ao novo Plano de Segurança da Água da cidade do Porto e a um futuro digital. Nesse sentido, foram desenvolvidas plataformas de apoio à decisão, como a ferramenta preditiva H2Leaks, que entre outras funcionalidades, apoia na gestão diária de tarefas através da emissão de alertas de fugas em troços de conduta. Outra das ferramentas a destacar é a H2Meter, que aumentou a eficiência das campanhas de renovação de contadores, bem como a plataforma de gestão de perdas, que permite uma análise integrada de todas as zonas de abastecimento da cidade.


Este plano de trabalhos vem assim garantir a segurança, a fiabilidade e sustentabilidade do sistema municipal, enquanto se continua a reduzir o índice de perdas. “O ciclo urbano da água assume uma importância vital para o Porto e o município tem vindo, nos últimos anos, a investir na melhoria de todo o sistema. O período de seca que atravessamos mostra bem o acerto da estratégia desenvolvida para garantir a qualidade da água e a segurança do sistema, bem como a promoção da poupança deste bem tão valioso para todos”, destaca o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.


A Águas e Energia do Porto recebeu no final de 2021 o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.


Apesar dos resultados alcançados, a Águas e Energia do Porto insiste na perspetiva de que “cada gota conta”, apelando ao contributo de todos os cidadãos para continuar a reduzir o desperdício de água potável. As avarias e/ou roturas com fuga de água na via pública na cidade, podem ser reportadas por qualquer cidadão à Águas e Energia do Porto, através da Linha Porto. 220 100 220.


Recorde-se que o projeto de renovação contou com o financiamento do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020. O investimento elegível aprovado para a totalidade da candidatura do Programa de Controlo e Redução de Perdas Reais no Abastecimento de Água foi de 1 868 710,68€ e a contribuição do Fundo de Coesão teve o valor de 988 826,66€.