01/07/2020

O Porto hasteou a Bandeira Azul em todas as praias designadas. 


A Bandeira Azul foi hasteada, pelo 13.º ano consecutivo, nas zonas balneares do Porto: Foz, Gondarém e Homem do Leme e, pela primeira vez, também na praia do Castelo do Queijo.


Este ano o Porto ganha mais um galardão, com a zona balnear do Castelo do Queijo a receber esta distinção pela primeira vez, fruto dos trabalhos de despoluição realizados na Ribeira de Aldoar ao longo dos últimos anos.


Com este novo galardão, o Porto atinge o pleno da Bandeira Azul em todas as 9 praias designadas (Pastoras, Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e Castelo do Queijo), mantendo ainda o galardão de "Praia Acessível" nas praias do Homem do Leme e Carneiro.


De referir que a atribuição da Bandeira Azul às praias depende do cumprimento dos critérios do Programa Bandeira Azul. No que se refere à qualidade das águas balneares, são essenciais os resultados da qualidade da água das quatro épocas balneares anteriores.


O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.


Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.


Para além da "Bandeira Azul", a zona balnear da Foz (Pastoras, Carneiro e Ourigo), foi distinguida com o galardão "Qualidade de Ouro 2020", atribuída pela associação ambientalista Quercus, que atesta a qualidade "excelente" da água nas cinco últimas épocas balneares (2015 a 2019).


O Porto tem ainda duas praias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, respondendo assim aos requisitos do Programa "Praia Acessível, Praia para Todos", nomeadamente, as praias do Carneiro e do Homem do Leme. Ambas, estão preparadas para receber pessoas com problemas de mobilidade condicionada, de modo a promover o acesso de todos os cidadãos às praias portuguesas.


Entre os vários serviços e infraestruturas disponibilizados, destacam-se: as instalações sanitárias adaptadas, os acessos com rampas e corrimões, a existência de um equipamento anfíbio de apoio ao banho e um serviço de apoio à utilização do mesmo prestado pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, lugares de estacionamento nas imediações das praias, entre outros, que podem ser consultados no site da Águas do Porto.


Novas regras, a mesma qualidade


Face ao contexto atual com que nos deparámos, a ida à praia implica uma mudança de comportamento e cumprimento das regras relacionadas com a proteção individual. Por este motivo, todos os serviços e equipamentos de apoio à prática balnear foram revistos em 2020 de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de higiene e segurança recomendados pela Direção-Geral de Saúde e pela Agência Portuguesa do Ambiente. De entre as várias medidas adotadas destaca-se a criação de corredores de circulação distintos para a entrada e saída das praias, o reforço da higienização e limpeza dos equipamentos de apoio à prática balnear, o aumento da informação disponibilizada ao público e a criação de um plano de contingência onde estão definidas as diretrizes e procedimentos a adotar perante a ocupação e utilização das praias do Porto, no contexto da pandemia da doença COVID-19. Consulte aqui o Plano de Contingência das Praias do Porto.


No âmbito da temática anual da Bandeira Azul, que este ano é "De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar", são ainda dinamizadas pela equipa de educação do Pavilhão da Água (gerido pela empresa municipal Águas do Porto) um conjunto diversificado de ações de sensibilização ambiental que este ano irão passar para a versão online, através do Facebook do Pavilhão da Água.


Esta campanha pretende mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente.


A Câmara do Porto lançou, nesta época balnear, a campanha "Marés de mudança", divulgando em todos os equipamentos das praias do Porto uma imagem que lembra as antigas barraquinhas de praia. O objetivo é sensibilizar a população para a mudança de atitude em relação ao ambiente, mas também às regras de convivência que são impostas para combate à pandemia da Covid19.