17/08/2021

Em janeiro de 2021, o Parque Patrimonial das Águas (PPA) passou a integrar a Global Network of Water Museums, vendo reconhecido pela UNESCO o seu valor como património mundial. Esta iniciativa do Intergovernmental Hydrological Programme (UNESCO-IHP) tem como missão impulsionar a conexão das necessidades futuras com o conhecimento passado e presente, o uso sustentável da água e práticas de gestão.


Esta integração, que inclui o Parque das Águas, é um símbolo de qualidade e valor patrimonial e permitirá a sustentabilidade e afirmação nacional e internacional de um património já reconhecido pela secção portuguesa da UNESCO e pela Agência Portuguesa do Ambiente.  


Pretende-se, ainda, que funcione também como retaguarda para a criação de novos públicos e para a capacitação de recursos humanos, garantindo a preservação de um património singular associado à história de quatro séculos de infraestruturação urbana no campo do abastecimento de água, do aproveitamento de água de mina e de manancial e do escoamento de águas residuais e pluviais, contribuindo para a afirmação da cidade do Porto como “Cidade das Águas”.  


Foi com o objetivo de juntar toda a informação sobre o Parque Patrimonial das Águas, o Parque das Águas e a Plataforma de Informação e Interpretação do Património (Museu, Arquivo e Edificado) num único local que se criou a plataforma Porto Water City, que já está disponível para consulta. O site – em permanente construção - permite, entre várias opções, explorar um mapa da cidade que reúne todos os pontos de interesse e marcos indicativos do património edificado e instalado no Parque Patrimonial das Águas. Com uma interface bastante intuitiva, os utilizadores vão poder encontrar informações sobre as fontes, fontanários, bebedouros, arcas, reservatórios e centrais que fazem parte deste museu/arquivo territorial. A sede do parque Patrimonial é precisamente o Parque das Águas, na Rua Barão de Nova Sintra, ponto de referência para a “visita” a um território urbano que abarca toda a cidade do Porto. Este lugar mágico, para além dos seus percursos, das fontes nele instaladas, de uma galeria de arte, uma biblioteca/espaço multiusos e um pavilhão de abrigo para o visitante, conta ainda com uma estufa e uma particular mancha arbórea composta, entre outras espécies singulares do micro clima onde se insere, por sobreiros, carvalhos, magnólias, cedros do Japão e vários monumentais eucaliptos, esculturas e núcleos museológicos. Com vista privilegiada sobre o rio Douro, as pontes do Freixo, de São João e Maria Pia, o vale de Campanhã, a praia do Areinho e o Parque das serras do Porto, aloja nos seus serviços e colaborações, visitas guiadas, um Laboratório da Paisagem e um Parque de Esculturas (Land Art). 

 

O Parque Patrimonial das Águas não se cinge a um museu ou arquivo, a coleções ou fundos, ou às colaborações com instituições do ensino secundário, superior e investigação, mas sim a um sistema multipolar distribuído pelo território portuense e do Grande Porto e com o seu núcleo central na Quinta de Vilar das Oliveiras (Parque das Águas) onde se situa a sede da Águas do Porto. Conjugando a vertente documental com a objetual, o analógico com o digital, o “construído” com o parque natural, o sítio arqueológico centenário com a estrutura técnica e tecnológica contemporânea, o PPA desempenha um papel fulcral no estímulo à criatividade e na geração de oportunidades para a criatividade, a cultura, o lazer e o entretenimento.  

 

Aceda aqui à plataforma e descubra em pormenor este espaço congregador de história, cultura e biodiversidade relevante na cidade do Porto, importante pelas suas qualidades de valor patrimonial museológico e arqueológico, arquivístico e documental, vegetal e animal.