29/05/2023

O Porto Energy Hub, um one-stop-shop (balcão único) disponível no Gabinete do Munícipe do Porto desde o ano passado, já contribui para acelerar esforços da sociedade civil no caminho rumo à neutralidade carbónica da cidade, de acordo com os objetivos do Pacto do Porto para o Clima.

 

O balcão assume-se como o ponto de partida para a eficiência energética e para a integração de energia renovável. Tem como objetivos apoiar famílias e empresas a reduzirem custos, aumentar o conforto em habitações e ajudar na descarbonização da cidade. “Temos previsto um plano de incentivos à instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios particulares, que ronda os 8 milhões de euros até 2030, e será materializado através da redução do valor de IMI a pagar”, adianta Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto.

O Município espera, assim, apoiar os proprietários que apostem na produção de energia renovável, e estima contribuir diretamente para a transição energética de cerca de duas mil instalações, capazes de produzir cerca de 23 MW. Este plano de incentivos deverá entrar em funcionamento muito em breve. “Os interessados neste e noutros apoios a nível energético, encontram no Porto Energy Hub um verdadeiro parceiro no aconselhamento sobre as melhores soluções técnicas, legais e financeiras a aplicar em cada caso específico”, afirma o também responsável pelo Ambiente e Transição Climática.

Em cerca de oito meses de atividade, o Porto Energy Hub já prestou apoio a dezenas de portuenses e empresas, tendo recebido mais de 150 pedidos de avaliação de potencial de poupança energética. Foram realizadas perto de uma centena de ações de acompanhamento técnico e realizadas mais de dez visitas técnicas a habitações que estão a sofrer intervenções de eficiência energética. Neste momento, o Porto Energy Hub está, ainda, a apoiar seis condomínios na identificação de oportunidades de financiamento e na identificação de requisitos técnicos de eficiência energética. Em menos de um ano, já foram alavancados cerca de 180 mil euros de investimento privado.

Através do balcão único de serviços integrados (one-stop-shop), ou da página Porto Energy Hub, os munícipes podem encontrar soluções para melhorar o conforto térmico nas suas casas. Com efeito, metade da população ainda afirma que o frio e o calor excessivos no interior das suas habitações são um problema, para o qual contribuem o fraco desempenho energético dos edifícios e os elevados custos da energia.

Poupar e contribuir para uma cidade mais sustentável

Na cidade do Porto, cerca de 50% das emissões de carbono são provenientes do setor dos edifícios – o que inclui o setor residencial e o dos serviços – considerando as diferentes etapas da sua vida: construção, manutenção, funcionamento e demolição. A este nível, o Município tem feito o seu trabalho: em 2022, 100% da energia utilizada teve origem em fontes renováveis.

O Porto Energy Hub, coordenado pela Agência de Energia do Porto, disponibiliza, também em formato digital, soluções para reduzir a fatura e dicas de eficiência energética para aplicar no dia-a-dia. Podem, ainda, ser solicitadas avaliações ou auditorias para analisar o desempenho energético das habitações e, dessa forma, mitigar as questões de pobreza energética das famílias. Na página do balcão, é possível obter a informação mais atualizada sobre programas de incentivo para cidadãos e empresas, agendar reuniões e submeter pedidos de apoio.

O vice-presidente da Câmara do Porto sublinha como a aposta na eficiência energética e na promoção do recurso a energias de fonte renovável é fundamental para que a cidade alcance o grande objetivo do Pacto do Porto para o Clima: atingir a neutralidade carbónica em 2030. “É ambicioso e sabemos que para o alcançar temos, forçosamente, de alterar a origem e a forma como consumimos energia. O Município só é responsável por 6% das emissões de gases com efeito de estufa. Por isso mesmo, criámos o Porto Energy Hub logo no lançamento do projeto do Pacto do Porto para o Clima, como forma de apoiar, aconselhar e envolver os portuenses neste desígnio comum”, salienta Filipe Araújo.

Sobre o Pacto do Porto para o Clima

Pacto do Porto para o Clima é liderado pelo Município do Porto e pretende despertar a ação dos cidadãos e organizações, criando uma verdadeira comunidade de aprendizagem, partilha de experiências e conhecimento, e apoio mútuo para este desígnio. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Desde o seu lançamento, tem mobilizado atores de diversos quadrantes e congrega já mais de 200 subscritores de áreas tão diversas como a academia, justiça, educação, telecomunicações, construção, indústria, Oorganizações não governamentais, terceiro setor, desporto, ciência, saúde, cultura, abrangendo algumas das mais reputadas instituições e organizações empresariais da cidade e da região.

Galeria
Item 1 de 4