Praias do Porto inclusivas

A praia é de todos! Este é o mote do Programa "Praia Acessível - Praia para Todos!" que tem como principal objetivo tornar cada vez mais praias portuguesas acessíveis a todas as pessoas independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Este programa visa ainda o cumprimento da legislação sobre acessibilidade e pretende que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar as condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas.


A atribuição da distinção de "Praia Acessível - Praia para Todos!" está dependente do cumprimento de um conjunto de critérios obrigatórios que incluem o acesso pedonal fácil e livre de obstáculos à praia, a existência de estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade condicionada, uma rede de percursos acessíveis na praia que permitam o acesso à zona de banhos de sol, às instalações sanitárias e a um posto de primeiros-socorros acessível e a disponibilização de informação relativamente às condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada.


A cidade do Porto tem duas praias galardoadas com a distinção de "Praia Acessível - Praia para Todos!", a praia do Homem do Leme e do Carneiro.



No âmbito do programa "Praia Acessível - Praia para Todos" são disponibilizados um conjunto de infraestruturas e serviços na praia do Homem do Leme das quais se destacam:


  • Rede de percursos acessíveis: As praias do Homem do Leme e do Carneiro possuem uma rede de percursos acessíveis que separam a via pública da praia. Os acessos à praia estão identificados através de sinalética apropriada.
  • Lugares de estacionamento dedicados a pessoas com mobilidade reduzida: Ambas as praias possuem lugares de estacionamento apropriados a pessoas com mobilidade reduzida. O parqueamento neste local é totalmente gratuito e está disponível durante todo ano.
  • Instalações sanitárias adaptadas: Estão disponíveis em ambas as praias instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, com acesso gratuito durante a época balnear, mesmo em frente à praia. 
  • Posto-socorro adaptado: A prestação de primeiros-socorros é também acessível a todos na praia do Homem do Leme e do Carneiro. 
  • Cadeira de rodas anfíbia para o acesso ao banho: As praias do Homem do Leme e do Carneiro possuem ainda uma cadeira de rodas anfíbia que permite o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao mar. A utilização deste equipamento é totalmente gratuita e está disponível todos os dias entre as 09:30 e as 19:30 durante toda a época balnear (15 de junho a 15 de setembro).

Pode ainda usufruir da cadeira anfíbia e de um serviço de apoio ao banho prestado gratuitamente pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. Para utilizar este serviço deverá contactar a Águas do Porto, EM (93444497) e em 30 minutos terá uma equipa do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto para o auxiliar.


O apoio ao banho é gratuito e é prestado diariamente entre as 9:30 e as 19:30 durante o período da época balnear (15 de junho a 15 de setembro).


Consulte a localização dos serviços de acessibilidade disponíveis nas praias do Homem do Leme e do Carneiro:


Praia do Homem do Leme:

 


Praia do Carneiro:

 

A sua opinião é importante para nós!


Se utilizou os serviços de acessibilidade da praia do Homem do Leme e do Carneiro, partilhe a sua opinião e as suas sugestões através do e-mail da Águas do Porto, EM: sec-daprp@aguasdoporto.pt 


ColorADD nas Praias do Porto


O Município do Porto, consciente da importância de promover a inclusão e integração de todos os cidadãos no usufruto das praias, decidiu implementar o sistema de identificação de cores ColorADD nas bandeiras de praias e nos contentores de recolha seletiva de resíduos. A integração, a nível mundial, deste sistema inovador na frente marítima do Porto pretende tornar as praias em locais mais seguros e confortáveis para todos? Porque a cor é de todos!


Estima-se que existam aproximadamente 350 milhões de daltónicos no Mundo. Cerca de 10% da população masculina e 0,5% da população feminina.


O código ColorADD, foi desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas por símbolos gráficos. Através do "conceito de adição de cores", é possível relacionar os símbolos e identificar todas as cores. O código, torna-se assim um "jogo mental", fácil de memorizar e de aplicar em situações do dia-a-dia.





Para mais informações visite o site oficial da ColorADD.