Novas regras de utilização

As praias constituem um lugar de bem-estar e de lazer com influência comprovada no nosso equilíbrio emocional. No entanto, face ao contexto atual em que vivemos por via da pandemia COVID-19, a ida à praia requer a introdução de algumas medidas e práticas novas. Em 2020 ir à praia implicará cumprir com novas regras que visam evitar a concentração de pessoas e consequentemente o aumento do risco de contágio.


A época balnear de 2020 tem, por isso, novas regras relativas à circulação nos acessos à praia, aos equipamentos balneares e à ocupação da área de uso balnear, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado. Assim, é importante que cumpra com as recomendações da Direção-Geral de Saúde e da Agência Portuguesa do Ambiente tendo em conta o seguinte:


  • Antes de ir à praia: Consulte o nível de ocupação das praias através da APP InfoPraia, preferindo as assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. Quando o nível de ocupação for elevado considere escolher outra praia, já que poderá ser difícil manter a distância de segurança. Traga consigo, sempre que possível, gel desinfetante, máscara e lenços descartáveis.  
  • Nos acessos à praia: Use calçado, circule sempre pela direita seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo.
  • Na praia: Mantenha a distância de segurança (1,5 metros) na praia, à beira-mar e no banho e de 3 metros entre chapéus de sol.  
  • Nas instalações sanitárias: Use calçado e máscara, respeite a lotação máxima, use um lenço descartável ou luvas para abrir as portas e mantenha a distância de segurança.
  • Na saída da praia: Não deixe lixo nem beatas na praia. Coloque-os nos contentores respetivos, sendo que as máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados.



De entre as várias medidas de prevenção que foram adotadas nas praias do Porto destacam-se o reforço na limpeza e higienização de instalações sanitárias, bebedouros e chuveiros, a criação de corredores de entrada e saída de forma a assegurar o distanciamento social, o reforço da informação prestada ao público e a criação de um Plano de Contingência onde estão definidas as diretrizes e procedimentos a adotar perante a ocupação e utilização das praias do Porto, no contexto da pandemia da doença COVID-19, que pode ser consultado aqui e nos anexos abaixo.



Para consultar os serviços disponíveis em cada praia e as regras que deverá cumprir para delas usufruir em segurança, percorra cada das praias do Porto na listagem disponível neste site!