A "Águas do Porto" tem como um dos seus principais focos de atuação, garantir permanentemente a qualidade da água que distribui e obter dos cidadãos o reconhecimento dos elevados padrões de qualidade da água que lhes é fornecida.


Para tal esta empresa integrar em sua estrutura, desde os anos 40, um laboratório de análises que obteve em junho de 2000, o reconhecimento formal de sua competência para a realização de ensaios pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), assegurado pela implementação dum sistema da garantia da qualidade e auditado regularmente por equipas de auditores/avaliadores devidamente credenciados. O laboratório faz parte também da lista, emitida pela ERSAR, de laboratórios aptos no âmbito da Lei nº 306/2007 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas em Dezembro Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro.


O laboratório de análises encontra-se com um vasto conjunto de atividades acreditadas (colheitas de amostras e métodos de ensaios) de acordo com a Norma NP EN ISO/IEC 17025, tendo sido atribuído pela Entidade Acreditadora Portuguesa (IPAC) o Anexo Técnico de Acreditação nº L0252-1, para vários tipos de águas.


A partir de 28 de março de 2018, o Laboratório obteve a acreditação flexível intermédia, cuja lista de ensaios se encontrar disponível no Lab21 AD - Lista de ensaios sob acreditação flexível intermédia. Desde 26 de agosto de 2020, com acreditação flexível global, cuja lista de ensaios se encontrará disponível no Lab21 AE - Lista de ensaios sob acreditação flexível global.


A acreditação das colheitas e dos métodos de ensaios realizados pelo laboratório é condição essencial para credibilidade, reconhece a competência técnica e conferir transparência a todo o processo de avaliação do controle da qualidade das águas analisadas, permitindo às Águas do Porto sempre atuar em concordância de modo proteger a Saúde Humana.


A atividade principal do laboratório de análises consiste no controle da qualidade da água dos sistemas de abastecimento para consumo humano e dos sistemas de águas residuais. No entanto, analisa também águas de outra proveniência, nomeadamente águas balneares no âmbito do projeto da Bandeira Azul e também águas das ribeiras no âmbito da requalificação das Ribeiras do concelho do Porto.


Dá ainda o apoio aos consumidores e clientes e colabora ainda com a Autoridade de Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ERSAR.