Dia Mundial da Árvore: nova vida para os Jardins e mata da Quinta de Nova Sintra
21-03-2018

A Águas do Porto assinalou o Dia Mundial da Árvore com a reabertura dos Jardins e Mata da Quinta de Nova Sintra. Dez meses após o início das obras de reabilitação, a reabertura contou com a presença do Presidente da Águas do Porto, Frederico Fernandes, vereadores da Câmara Municipal do Porto e o Presidente da Junta do Bonfim, José Manuel Carvalho.

A reabertura deste espaço público contou ainda com uma visita guiada pelo prof. Germano Silva destinada aos convidados presentes e com a atuação do grupo vocal juvenil pBp.

Os jardins e mata da Quinta de Nova Sintra encerraram para obras em maio do ano passado e foram alvo de uma reabilitação profunda ao nível da pavimentação, iluminação, sistema de rega e até de toda a flora. Foram ainda reabilitadas as várias fontes que se encontram espalhadas pelo local, da estufa ali existente e instalação de novo mobiliário urbano.

A intervenção representou um investimento de cerca de 700 mil euros. A obra de arquitetura paisagista esteve a cargo de Teresa Marques, Cristina Marques e Gonçalo Andrade, arquitetos paisagistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O Arquiteto Mário Mesquita, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi responsável pela obra de arquitetura e pelo apoio cientifico, no âmbito do processo histórico. 

O espaço ficará aberto ao público a partir do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 10h00 às 18h00 e sábados, domingos e feriados das 9h00 às 19h00 entre abril e setembro, e das 10h00 às 18h00 de outubro a março.

A entrada é gratuita.