A constituição da empresa Águas e Energia do Porto, EM em 2006 veio dar às águas pluviais, ribeiras e praias do Porto uma nova importância. Para além de dar continuidade à gestão das redes de abastecimento de água e de recolha e tratamento de águas residuais domésticas, a nova empresa municipal viu as suas competências alargadas ao domínio da gestão da rede de drenagem de águas pluviais, gestão das linhas de água e praias da cidade do Porto. Este foi o primeiro passo para a adoção de um modelo de gestão integrada do ciclo urbano da água, que assenta no conceito de vanguarda Water Sensitive Urban Design (WSUD). 

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio ou marinas que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, informação e sensibilização do público, a qualidade da água balnear, a gestão da praia/marina, e a segurança e serviços.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias e marinas que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

Para mais informações consulte o site da Bandeira Azul.

Sabia que o Porto tem 9 praias com Bandeira Azul?

Reconhecendo a importância da valorização do património marítimo, a Águas e Energia do Porto, EM definiu a atribuição do galardão Bandeira Azul às praias do Porto como uma das suas prioridades de intervenção. Neste sentido, foram promovidas ações que conduziram à melhoria da qualidade das águas balneares, à requalificação das zonas balneares e da sua envolvente, à valorização dos ecossistemas marítimos, à criação e reforço das infraestruturas de apoio (postos médicos, chuveiros, sanitários, parques infantis, etc.), à promoção de ações de educação ambiental e de participação pública, bem como à criação de condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada.

No âmbito da sua responsabilidade na gestão da Frente Marítima, a Águas e Energia do Porto, EM tem vindo, ao longo dos anos, a adotar um conjunto de medidas de gestão que têm contribuído para uma melhoria significativa da qualidade das águas balneares do Município do Porto, nomeadamente: a eliminação de descargas ilegais de águas pluviais e superficiais poluídas; a consolidação da estratégia de ligação de todos os prédios à rede pública de águas residuais bem como a monitorização diária da qualidade das águas balneares.

Qualidade de Ouro

O galardão Qualidade de Ouro é atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza às praias que ao longo de cinco anos consecutivos tenham tido classificação excelente, relativamente à qualidade da água, mantendo uma boa avaliação dos parâmetros físicos, químicos, biológicos e microbiológicos. 

Para mais informações consulte o site da Quercus.

A sua opinião é importante para nós!

A Águas e Energia do Porto, EM pretende avaliar o grau de satisfação dos banhistas das praias do Porto de modo a promover a melhoria contínua da sua gestão.

Partilhe a sua opinião e as suas sugestões preenchendo este questionário.

Obrigado!