Rede de Distribuição
A cidade, de topografia ondulada, desenvolve-se ao longo de aproximadamente 100 km2, entre o nível do mar e a cota 160 metros. O sistema de abastecimento é constituído pelas de etapas armazenamento e distribuição de água, designado de sistema em baixa, fornecendo a um total de cerca de 150.000 clientes.

A água distribuída tem origem nas captações de Lever I - Gaia, Lever II - Porto e Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever. O sistema adutor em alta desenvolve-se desde a ETA até aos reservatórios multimunicipais de Jovim e de Ramalde e, a partir destes, o fornecimento de água à cidade do Porto realiza-se através de dois eixos adutores principais, um a norte, através da Estrada da Circunvalação, e outro a sul que abastece o reservatório de Nova Sintra (ambos os eixos da responsabilidade da AdDP).

A água é assim fornecida à empresa Águas do Porto, EM, a partir de 12 pontos de entrega, distribuídos pelos dois eixos adutores, perfazendo um volume médio diário de 56.000 m3. Destes pontos de entrega, a água é encaminhada para seis reservatórios municipais e, de forma direta, para a rede de distribuição ao longo do eixo adutor da Estrada da Circunvalação. 

A jusante dos pontos de entrega, as condutas principais fazem a adução das reservas em baixa, articulando-se com os seis reservatórios do sistema, correspondentes a uma capacidade total de armazenamento de 125.450 m3 (reserva de mais de dois dias de consumo). A rede de distribuição de água tem uma extensão total de 760 km, sendo que 42 km correspondem a condutas adutoras e 718 km a condutas distribuidoras, e possui cerca de 64.000 ramais domiciliários.