Água da torneira tem indicador de "água segura" garantido em laboratório
03-04-2020

O Laboratório da Águas do Porto efetuou 940 análises à água de abastecimento público, desde que o plano de contingência foi ativado, e o indicador de "água segura" é de 99,85%, atingindo praticamente os 100%.


Sendo fundamental a manutenção do fornecimento de água segura nas torneiras, no quadro da atual situação, devido à pandemia da Covid-19, continuamos a garantir a segurança da água da torneira, mantendo o Plano de Controlo da Qualidade de Água e, de igual modo, controlando a qualidade da água nas condutas adutoras e em todas as condutas de ligação dos reservatórios à rede.


No âmbito do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19), divulgado pela Direção Geral de Saúde, a Águas do Porto assegura os serviços essenciais, como o abastecimento de água, a drenagem de saneamento da cidade e o controlo analítico da água da torneira para consumo humano.


A Águas do Porto continua igualmente a seguir todas as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), da Autoridade Nacional de Saúde e das autoridades de saúde regionais ou locais, gerindo caso a caso os planos de amostragem previstos no Plano de Controlo de Qualidade da Água aprovado pela ERSAR.


Prova disso são os mais recentes resultados das análises, com um indicador de "água segura" praticamente nos 100%.


Recorde-se que os nossos balcões estão encerrados ao público, mas continuamos a garantir o contacto permanente com os clientes através dos canais digitais e dos serviços telefónicos.



Foi inclusive criada uma linha de apoio online, assente num chat online, no qual o utilizador pode colocar as suas questões relativas ao Balcão Digital, à utilização das várias ferramentas online disponibilizadas ou até esclarecer dúvidas sobre pagamentos, leituras e contratação.