21/09/2022

A inovação digital e a gestão estratégica do ciclo urbano da água foram os pontos-chave da participação da Águas e Energia do Porto (AEdP), naquela que é a maior conferência mundial sobre boas práticas no setor. 

 

A IWA World Water Congress aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, em Copenhaga, e juntou a comunidade internacional para debater o futuro dos recursos hídricos.

 

A propósito do tema da conferência, Rúben Fernandes, Administrador Executivo da AEdP, apresentou o modelo de gestão da plataforma tecnológica H2Porto e os resultados alcançados pelo município na gestão eficiente do ciclo urbano da água.

 

Flávio Oliveira, Coordenador do Abastecimento de Água, fez referência à estratégia do Programa Estratégico de Gestão e Redução da Água Não Faturada (ANF). Durante a intervenção destacou o valor histórico na redução das perdas de água, que resulta de um investimento contínuo numa rede que é já centenária. Recorde-se que já em 2021 o Índice de ANF foi de 14,8%, um valor que deverá voltar a diminuir este ano.

 

Foi ainda apresentado o Novo Plano de Segurança da Água da cidade do Porto, onde Susana Garcia, também do Abastecimento de Água, elencou os desafios e os resultados alcançados até ao momento. A fechar a agenda de intervenções, Moisés Neves, da Inovação, falou do sistema de impressão 3D de equipamentos, ferramentas e acessórios para as infraestruturas de abastecimento de água. Esta solução sustentável existe desde 2019, com reaproveitamento de plástico reciclado em tampas que são bem visíveis por toda a cidade.

 

Esta foi a maior representação de sempre da Empresa nas conferências da IWA, reforçando a visibilidade e notoriedade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste âmbito em prol do ambiente e da comunidade.