22/03/2024

Na semana em que se comemora mundialmente um dos recursos mais preciosos do Planeta, a Águas e Energia do Porto (AEdP) decidiu chamar a atenção para sua escassez através da apresentação de vários projetos ligados à sustentabilidade e ao património histórico.

Após o lançamento da plataforma POUPA-ME, que incentiva a utilização mais consciente dos recursos hídricos, a AEdP, com o apoio da To Be Green, deu uma nova vida aos fardamentos antigos, produzindo tote bags (sacos) reutilizáveis a partir das fibras dos referidos fardamentos. “É tudo roupa do mesmo saco” é o mote do novo projeto que permitiu à AEdP evitar a emissão de 863 kg CO2e e a poupança de 823 m3 de água (3292 litros por cada tote bag).

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a AEdP apresentou os resultados do Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA), que aponta a  criação de bacias de retenção, o aumento da permeabilidade do território e a renaturalização dos troços entubados como principais soluções para a adaptação da realidade atual aos episódios extremos causados pelas alterações climáticas.

Mas a notícia do dia é mesmo a redução do índice de Água Não faturada (ANF) para 13,28%, menos de metade do valor médio nacional que é de 27,1%. O recorde histórico posiciona, assim, a Águas e Energia do Porto entre as entidades nacionais que menos desperdiçam água potável, demonstrando o elevado esforço de todos na gestão eficiente do sistema de abastecimento. 

E porque a água também anda sempre de mão dada com o desporto, a AEdP participou ainda na Corrida e Caminhada do Dia da U.Porto com o programa Beba Água do Porto, realizada no âmbito das comemorações dos 113 anos de história da Universidade do Porto.

A visita guiada ao Parque das Águas que decorre esta tarde e o movimento H2Off ao qual todos nos podemos juntar esta noite, são mais algumas das iniciativas que contam com a organização ou participação da AEdP e de que damos conta a seguir. Bom Dia Mundial da Água!!

É Tudo Roupa Do Mesmo Saco

Recentemente a AEdP adotou um novo fardamento para os seus colaboradores, situação que originou a devolução do fardamento em utilização, gerando uma grande quantidade de resíduo têxtil cujo destino final normal seria eliminação em aterro. No entanto, considerando o compromisso da AEdP com a Sustentabilidade e o Ambiente, e na ótica de economia circular que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, com o menor desperdício possível, entendeu-se dar uma nova vida a esse vestuário.

Em parceria com a empresa To Be Green, foi possível criar valor, pelo desenvolvimento de novos produtos e da produção dos mesmos para entrega à AEdP, através da reciclagem do referido fardamento.

Visita guiada ao Parque das Águas

No âmbito da campanha “Vamos viajar pela história da água”, que permite aos visitantes do Pavilhão da Água inscreverem-se para uma visita guiada ao Parque das Águas, vai realizar-se hoje uma visita dedicada ao Dia Mundial da Água.

A bordo do lema da Educação Ambiental, o Pavilhão da Água convida a desfrutar da natureza da cidade, num outro ponto de interesse com uma enorme e valiosa ligação histórica com a cidade invicta.

As visitas programadas vão passar pelas fontes de vários espaços da cidade, ruas, praças e outro edificado que já não existe na cidade, como o Mercado do Anjo e o Convento de São Bento de Avé Maria, que deu lugar à atual Estação de São Bento.

Recorde-se que o valor patrimonial singular do Parque foi reconhecido pela UNESCO em 2021, com a sua integração na Rede Internacional de Museus da Água da UNESCO.

H2OFF: campanha nacional convida a fechar a torneira ao desperdício

A Águas e Energia do Porto junta-se, à 4.ª edição do Movimento de Sensibilização para o Uso Eficiente da Água H2Off - A Hora da Água, promovido pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (APDA-CECEA).

A iniciativa renova a expectativa sobre o impacto que esta ação pode desencadear na alteração de comportamentos e apelo a uma consciencialização plena sobre o valor da água.

H2Off – A Hora da Água assenta numa ação simbólica que tem como propósito alertar para o valor inestimável e precioso da Água. Nesse sentido, o objetivo central do Movimento H2Off incide num propósito simples que reflete uma ação muito significativa: cada cidadão e cada cidadã, residentes em qualquer região do país, deverão suspender o consumo de água durante 60 minutos, às 22 horas, no dia 22 de março - Dia Mundial da Água.

Habitualmente observada como um recurso adquirido, a água efetivamente não o é. Trata-se de um bem valioso e imprescindível. Trata-se de um recurso finito, escasso e vulnerável sobre o qual não se exerce a proteção, o cuidado e a estima necessários. Não nos esqueçamos que o planeta onde o acesso à água se constitui como um direito humano é precisamente o mesmo local onde habitam 2,2 mil milhões de pessoas sem acesso à água potável, seja por não dispor de serviços de gestão adequados, seja pela insuficiência do bem, cada vez mais fustigado pelo superconsumo, pela exploração insustentável dos recursos hídricos, pela poluição ou pelo aquecimento global descontrolado.