21/09/2022

As Jornadas Europeias do Património vão realizar-se um pouco por todo o continente, entre os dias 23 e 25. Uma vez mais, a Câmara Municipal do Porto associa-se à comemoração, cumprindo o desafio lançado pela Direção Geral do Património Cultural, entidade coordenadora das jornadas no nosso país (consulte o programa nacional).


Assim, entre os dias 23 e 28, a Câmara Municipal do Porto, com a colaboração da Águas e Energia do Porto, promove várias atividades que convidam o público a conhecer e refletir o nosso património, com conferências, exposições, oficinas e visitas guiadas.


Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as Jornadas Europeias do Património são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos do velho continente. São também uma oportunidade para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas na Europa, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na diversidade.


Todos os anos é definido um tema para as jornadas, que os países participantes são incentivados a adotar no seu programa de iniciativas. Mais de 70 mil eventos são organizados anualmente, com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação.


Este ano, a organização europeia convida a explorar medidas que podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente, encorajando-se o debate sobre a relevância e o valor da cultura e do património e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável.


Consulte aqui a programação municipal.