08/06/2021

Nesta edição especial, após mais de um ano de paragem devido à pandemia, o Mercado da Alegria continua a ser a figura central do evento, que conta ainda com o historiador Joel Cleto como cicerone de mais uma visita guiada pelo Parque.


O evento, promovido pela Águas e Energia do Porto, decorre das 10 às 17 horas, e acolhe o Mercado da Alegria, com 18 participantes a vender os mais variados produtos artesanais e a promover vários workshops de demonstração. Já a visita guiada, com Joel Cleto, inicia às 15 horas e terá um limite máximo de 75 participantes, devido às regras de saúde e segurança, pelo que é obrigatória marcação prévia através do seguinte formulário. (A VISITA GUIADA ATINGIU O LIMITE DO NÚMERO DE INSCRIÇÕES PERMITIDAS PELAS REGRAS DE COMBATE À PANDEMIA IMPOSTAS PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE. PEDIMOS A COMPREENSÃO DE TODOS. NO ENTANTO, PODEM AINDA INSCREVER-SE NAS RESTANTES ATIVIDADES.)


Jardim da Água surgiu pela primeira vez no final de 2019 como iniciativa de caráter mensal, mas, por força da pandemia, teve de ser interrompido. Agora com uma programação ativa e regular, pretende aproximar a população do Parque das Águas, um pulmão verde situado no interior da Quinta de Nova Sintra, em plena zona oriental da cidade.


O evento tem entrada gratuita e será possível estacionar no Parque de Estacionamento de Clientes da Águas do Porto, durante o horário da iniciativa. No entanto, ressalve-se que a estação de metro do Heroísmo e a estação de metro de Campanhã ficam a uma curta distância, e são uma forma mais amiga do ambiente de chegar ao Parque das Águas.


PROGRAMA


10 às 17 horas

Mercado da Alegria

Mercado de produtos tradicionais e artesanato


11:30 às 12:30 horas

Wokshop de cerâmica

Limitado a grupos de 5 pessoas mediante inscrição prévia


11:30 às 12:30 horas

Pintura de azulejos com Pedro Riobom

Limitado a grupos de 5 pessoas mediante inscrição prévia


15 às 16 horas

Pintura de animais em moldes de madeira com Filipa Bessa

Limitado a grupos de 4 crianças de cada vez (Dos 4 aos 12 anos)


15 horas

Visita guiada por Joel Cleto

Limitado a 75 pessoas mediante inscrição prévia


escultura de Julião Sarmento “Self-portrait as a fountain”, inaugurada em 2017, será uma das fontes em destaque na visita aos jardins do Parque das Águas (Rua do Barão Nova Sintra). Uma homenagem da Águas e Energias do Porto ao artista, que deste modo evoca a memória e a obra do escultor, desaparecido no início de maio.


A visita, guiada pelo historiador Joel Cleto, evocará, ainda, o bicentenário da Revolução Liberal de 24 de Agosto de 1820, que abriu caminho a profundas alterações nas políticas e práticas sanitárias na cidade do Porto, de que muitas das fontes expostas no Parque foram testemunhas privilegiadas.


Dadas as limitações impostas pelas autoridades de saúde, a inscrição em todas as atividades é obrigatória, exceto para o Mercado da Alegria, através do preenchimento de um formulário.


Para que todas as regras de segurança sejam cumpridas o seu cumprimento escrupuloso é essencial, o que implica a utilização de máscara cirúrgica, a manutenção da distância social e a higienização das mãos.