16/06/2021

A manhã de nevoeiro não convidava a banhos, mas a simbologia do momento não esperou pelo sol. O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e o presidente do conselho de administração da Águas e Energia do Porto, Frederico Fernandes, estiveram na Praia do Molhe para assistir à cerimónia do hastear das bandeiras Azul e Ouro.


À semelhança do ano anterior, o programa Bandeira Azul de 2021 distinguiu as quatro zonas balneares da cidade: Foz, Gondarém, Homem do Leme e Castelo do Queijo. As três primeiras pelo 14.º ano consecutivo.


A atribuição deste galardão pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atesta a qualidade das águas balneares e dos areais, assim como dos equipamentos e serviços de apoio. As praias da Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro e Pastoras; Gondarém e Molhe; Homem do Leme e Castelo do Queijo foram novamente galardoadas com a Bandeira Azul, atestando o cumprimento de todos os requisitos exigidos.


Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, distinção atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, uma zona balnear tem de ter qualidade de água "excelente" nas últimas quatro épocas balneares e todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da diretiva europeia sobre as águas balneares. No Porto, este ano a bandeira de Ouro pode ser vista em Gondarém e no Homem do Leme.


Em 2020, o Porto foi distinguido, pela quarta vez, como "Município Mais Azul” pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).